fechar× Entre em contato 71 3242-1084 / 3491-0710

Economizando energia com o elevador



Um dos itens que mais pesam no orçamento do condomínio é o consumo de energia elétrica. E o elevador pode ser um aliado para diminuir essa despesa. Pouca gente sabe que ao ‘chamar’ dois elevadores ao mesmo tempo ou ao apertar os dois botões aumenta a conta do condomínio, pois o elevador consome energia quando se desloca. Para evitar desperdício, o condomínio pode instalar um comando em grupo, que elimina a chance de registrar o chamado em duas botoeiras. 

Prédios comerciais de grande porte, que tem diariamente um número expressivo de pessoas usando o elevador, podem optar por um sistema mais eficiente de economia de energia.  Outros recursos estão à disposição, como trocar o quadro de comando antigo por um mais moderno e até substituir as lâmpadas das cabinas por modelos LED.  

Ainda mais hoje em dia, com novas tecnologias, o elevador pode representar muito menos gasto mensal. Os equipamentos mais modernos são mais econômicos. Estima-se que o consumo de energia do elevador caia 40%. É indicado que a troca de aparelhos seja feita a partir de 15 anos de uso. 
Até chegar o momento de modernizar o elevador, muito pode ser feito para que o equipamento siga funcionando perfeitamente e gastando pouco. Veja:

Para quem tem sistema eletrônico:
• Operação por proximidade: onde há mais de um elevador, permite que o equipamento mais próximo responda à chamada.
• Iluminação de cabine: pode ser controlada para ser acionada apenas quando o aparelho for solicitado.
• Manutenção em dia: um equipamento bem lubrificado, com a tensão das correias correta e um bom alinhamento do motor colaboram para que o elevador não gaste mais do que deveria – além de manter sua vida útil.

Aparelhos sem sistema eletrônico:
• Chamar apenas um elevador de cada vez.
• Fazer revisões frequentes no estado do quadro, e das instalações elétricas usadas pelo elevador.

Como são os condôminos, os principais a usarem os elevadores, é importante que eles saibam como colaborar com o uso correto e consciente do aparelho: Em casos de mais de um elevador, chamar apenas um. Não deixar crianças sozinhas, já pensou no gasto que representa aquelas viagens em que todos os andares são apertados? Segurar o elevador também prejudica e o excesso de peso causa desgaste do equipamento. 


Adriana Novaes é bacharel em Direito pela UFBA, pós-graduada pelo Ministério Público-BA, advogada atuante no segmento civil e empresária no ramo de transporte vertical. Contato: adry_novaes@hotmail.com



 
Adriana Novaes, 20.MAIO.2016 | Postado em Elevadores
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...