fechar× Entre em contato 71 3242-1084 / 3491-0710

Três razões para tornar os elevadores acessíveis


O Decreto 5.296/2004 declara que acessibilidade é “condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida”. 



No que se refere à mobilidade e acesso aos espaços públicos, Salvador ainda tem muito a se adaptar para tornar-se uma cidade acessível. Seu condomínio tem três razões para tornar os elevadores acessíveis: 

1. Existe uma Norma Técnica da ABNT (que tem força de lei, portanto, gera obrigação) que norteia a utilização de itens obrigatórios de acessibilidade para elevadores, a NBR 313/2007: botoeira com leitura em braile, dispositivos sonoros, corrimãos, etc. Todo condomínio, residencial ou comercial, precisa ter seus elevadores adaptados para atender a essa exigência.

2. As plataformas elevatórias de acessibilidade têm sido um recurso estratégico e muito mais barato. Um empreendimento (residências, clínicas, restaurantes, bancos, etc) que tiver um desnível de até quatro metros entre dois pavimentos, pode recorrer a um equipamento conhecido como plataforma de deficiente físico e atender às normas NBR 12.892/2009 e NBR 9050/2015.

3. Além das pessoas cadeirantes por características permanentes, todos podemos nos deparar com situações que estejamos com a mobilidade reduzida momentaneamente. Além disso, o aumento da população idosa também sinaliza a crescente necessidade de realizar essa adaptação. 

Se a sua edificação não está adaptada ainda, é recomendável fazer estudos para atender à legislação. Trabalhar para o bem de um, é favorecer o bem de todos!

* ABNT NBR 12892/2009 - Elevadores unifamiliares ou de uso restrito à pessoa com mobilidade reduzida - Requisitos de segurança para construção e instalação. 
ABNT NBR 9050/2015 - Norma Acessibilidade Gratuita.


Vandilson Alves, engenheiro e perito em transporte vertical e escadas rolantes há mais de 25 anos. Atua como consultor de empresas e órgãos públicos para assessoria a projetos, realização de vistorias, inspeções, diagnósticos e perícias. vandilsonalves.engenharia@gmail.com.




 
Vandilson Alves, 22.SETEMBRO.2017 | Postado em Elevadores
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...