fechar× Entre em contato 71 3242-1084 / 3491-0710

Adequação dos elevadores às normas técnicas da ABNT

Segurança é item fundamental para o funcionamento dos elevadores. Com esse foco, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) trabalha na criação de regras e parâmetros para instalação e manutenção técnica de elevadores sob forma de normas técnicas. Essas normas têm força de lei. 

A cidade de Salvador também possui a Lei Municipal nº 6.978, de 27 de janeiro de 2006, que dispõe sobre “instalação e funcionamento de elevadores de passageiros, escadas rolantes e teleféricos no Município do Salvador”. Os condomínios de Salvador, especialmente os mais antigos, como na região do Comércio, vêm sendo fiscalizados e notificados pela Superintedência de Controle e Ordenamento do Solo do Município (SUCOM). O órgão exige a entrega de relatórios técnicos que constem as condições atuais de cada elevador/equipamento, salientando ainda as atualizações recomendadas pela norma técnica vigente, especialmente dos itens de segurança. Por tudo isso, é absolutamente indispensável, que o condomínio providencie a adequação dos seus elevadores às normas 207:1999 e 15.597:2008.

Em que caso é obrigatório adequar os elevadores à norma técnica? Em caso de elevador antigo, anterior a 1999, e aqueles que, porventura, não possuam todos os itens de segurança especificados na norma. Nesse sentido, cabe ao condomínio programar a instalação dos equipamentos exigidos pela Norma Técnica – NBR NM 207:1999 e 15.597:2008, junto à empresa conservadora. Eis alguns itens:

O condomínio, na qualidade de proprietário dos elevadores, é responsável pela devida adequação e funcionamento deste equipamento. Para evitar grandes investimentos de uma só vez, costumamos recomendar que os itens sejam adquiridos de modo gradativo, claro que sempre enfatizando que com segurança não se brinca. Então, se existe a necessidade de adequação, providencie imediatamente esse serviço, pois a prevenção é a melhor estratégia para salvar vidas.



Vandilson Alves, engenheiro e perito em transporte vertical e escadas rolantes há mais de 25 anos. Atua como consultor de empresas e órgãos públicos para assessoria a projetos, realização de vistorias, inspeções, diagnósticos e perícias. vandilsonalves.engenharia@gmail.com.
Vandilson Alves, 09.ABRIL.2018 | Postado em Elevadores
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...