fechar× Entre em contato 71 3242-1084 / 3491-0710

O que a Auditoria Contábil Consultiva pode fazer pelo seu condomínio?

Dar novo significado aos controles internos nas edificações é compreender que acompanhar não é fiscalizar, sobretudo quando o monitoramento é sobre o bem e sobre a segurança de quem reside nele.

O cuidado com as finanças, com o patrimônio e recursos investidos pelas pessoas nos imóveis, são pontos fulcrais no trabalho que o Grupo Lordêlo desenvolve com a Auditoria Contábil Consultiva.

Arrecadações errôneas de quotas condominiais, gastos extras por falta de prevenção e até mesmo a ausência de gestão trabalhista nos condomínios, tem mexido com o orçamento do prédio e consequentemente com o orçamento pessoal dos moradores. 

Por outro lado, as preferências dos condôminos não devem ser por investir em áreas de lazer, obras de embelezamento, comemorações durante todo o ano, sem que a edificação não invista em treinamentos: brigada de incêndio, primeiros socorros e orientações de como proceder em casos de emergência (telefones úteis, roteiros para providências contra acidentes em elevadores, piscinas, dentre outros). 

Sem a instituição de processos e procedimentos como são amplamente realizados em médias e grandes empresas, continuaremos tomando conhecimento de notícias trágicas, seja na parte financeira ou de segurança.

O que a Auditoria Contábil Consultiva descortina é a falta de investimentos no que deve ser prioridade: a) a proteção contra incêndio, b) o cumprimento de normas regulamentadoras e normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); c) seguros sem coberturas adequadas; d) falta de programas de saúde e segurança do trabalho para colaboradores, e uma lista bem robusta, onde o foco são as pessoas e não os números.

O Compliance que acreditamos não está submetido somente ao cumprimento de leis, normas, uma vez que estas são obrigatórias; para nós Auditores Contábeis de Condomínios, “ser Compliance” consiste em fazer as coisas do modo correto, sem termos que agir adequadamente somente se estivermos sendo filmados, fiscalizados pelo governo, auditados. 

De mais a mais, esse tipo de trabalho é educativo e agrega valor à edificação, uma vez que não se coloca como um serviço investigativo, invasivo e custoso como alguns pensam.

Incorporar a conscientização de que especialistas em diversas áreas precisam compor a previsão orçamentária dos condomínios de forma planejada, é um dos nossos propósitos e com seu apoio leitor, só avançamos.


 
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...