fechar× Entre em contato 71 3242-1084 / 3491-0710

Acidentes com elevadores têm seguro?

O elevador é o meio de transporte mais seguro que existe. É bem verdade que os atuais elevadores evoluíram em tecnologia, conforto, segurança ao longo dos anos, garantindo assim mais operação com menos eventos de sinistros pontuais. Mas, infelizmente, nos últimos meses aconteceram alguns acidentes envolvendo esses equipamentos, e até com consequências fatais.

A maioria das vítimas são os técnicos e profissionais das empresas contratadas que atuam diretamente nos bens em risco, principalmente, na construção civil onde utilizam elevadores provisórios nos canteiros de obras e requer mais atenção no quesito segurança. 

Nos últimos meses, aconteceram acidentes envolvendo queda de elevadores e até com vítimas fatais. Por isso, é necessário que os condomínios estejam preparados para pagar os prejuízos e a despesa extra. O ideal é que na apólice do seguro do condomínio seja contratado a garantia de Responsabilidade Civil Operações, em que conste na apólice, a responsabilidade civil do condomínio e do síndico sobre danos a terceiros e/ou empregados. E mesmo com essa garantia contratada, para dar maior garantia ao empreendimento que utilize elevadores ou escadas-rolantes, é recomendado exigir da prestadora de serviços de manutenção a apólice de Responsabilidade Civil  - Prestação de Serviços em locais de terceiros - para garantir o ressarcimento por danos involuntários materiais e corporais causados a terceiros por falhas que resultem em incidentes e/ou acidentes. Saiba que o condômino é tratado como terceiro na cobertura do seguro do condomínio.

A responsabilidade civil denominada objetiva é aplicada a empresas para danos aos consumidores por aplicação do Código de Defesa do Consumidor, art. 12. Ela também existe para condomínios, com relação a terceiros dentro de seu espaço físico. Já a responsabilidade subjetiva, a vítima precisa comprovar a existência de dano a causalidade entre dano e evento e a culpa do suposto causador. Esta é aplicada nos casos de danos entre pessoas físicas sem relação de consumo ou prestação de serviço.

Em ambas situações é necessário fazer constar na apólice, as garantias de Responsabilidade Civil Operações, do Síndico, Danos Morais, bem como exigir do prestador de serviço, principalmente do que opera com elevador, gás natural, instalação elétrica, obra civil e reforma, a sua apólice antes de executar qualquer serviço nas instalações do condomínio.

Nelson Uzêda, 16.AGOSTO.2019 | Postado em Seguro
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...