fechar× Entre em contato 71 3242-1084 / 3491-0710

Faltou energia no condomínio. E agora?

CONHEÇA O SISTEMA DE RESGATE AUTOMÁTICO

Infelizmente, ainda “sofremos” com uma rede elétrica precária e sujeita a interrupções costumeiras, especialmente na temporada de chuvas, cortando abruptamente o fornecimento de energia nos edifícios. Nesta hora, pensar estar numa cabina de elevador, é para muitos, uma sensação de  verdadeiro pânico!

A boa notícia é que já existem opções tecnológicas que podem ajudar e muito ao usuário do elevador em não vivenciar este “pesadelo” através do sistema de resgate automático, em caso de falta de energia elétrica.

Como funciona: O quadro de comando do elevador é energizado por um sistema de baterias, capaz de movimentar a cabina até o pavimento mais próximo, abrir a porta e liberar os passageiros retidos na cabina com total segurança, sem necessidade de intervenção do técnico especializado, síndico, porteiro, bombeiro, etc. 

O sistema de voz também avisa ao usuário preso no interior da cabina as condições da operação de resgate.  “Aguarde, iniciando resgate”, “Resgate sendo executado”. Tranquilizando-o em caso de pânico.

Além do medo e inconveniência de ficar preso no elevador, o sistema de resgate automático evita um risco real muito maior, que deveria apavorar muito mais. o resgate indevido de passageiros por pessoal não habilitado, podendo provocar sérios acidentes e até mesmo fatais.

De acordo com a Norma Técnica Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 16083/2012, o resgate de passageiros retido na cabina de elevadores pode ser realizado somente pela empresa de manutenção responsável pelos equipamentos, e seus técnicos habilitados ou pelo Corpo de Bombeiros. 

Desta forma, zeladores, porteiros ou outro funcionário do condomínio não estão autorizados a interferir no equipamento, muito menos quando há passageiro retido. 

Assim, é interessante o condomínio investigar a relação custo-benefício na aquisição desta importante ferramenta tecnológica, o resgate automático de passageiros, como verdadeiro investimento em segurança e adeus ao pânico!

Esta matéria teve a Participação Especial de Fabio Aranha (Presidente da AEM - Associação Elevadores Mercosul, Diretor do SECIESP e Proprietário da INFOLEV ELEVADORES).

Adriana Novaes, 16.AGOSTO.2019 | Postado em Elevadores
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...