fechar× Entre em contato 71 3242-1084 / 3491-0710

A importância da iluminação no projeto



A iluminação é fundamental no momento da decoração, é ela que vai valorizar todos os ambientes da casa. Um dos erros mais comuns, encontrados no projeto de iluminação, é ambiente demasiadamente iluminado ou pouco iluminado. A iluminação precisa ser distribuída adequadamente para o conforto e conveniência. 

A posição do mobiliário deve ser levada em conta durante a concepção de um projeto de iluminação. Outro ponto a ser analisado, são as funções e as características de cada um dos modelos de iluminação: existem no mercado diversas opções de lustres e luminárias: suspensas, de chão, com várias lâmpadas, de parede, focadas ou indiretas.

Na sala, a iluminação em geral é feita por meio de lustres, apliques, trilhos ou painéis e a local é feita por abajures e focos de luz. Em alguns casos, como em livings de apartamento, de teto baixo e tamanho médio ou pequeno, somente abajures são necessários à iluminação.

Recomenda-se o uso de lâmpadas amarelas (que trazem uma sensação de conforto). Caso a escolha seja pelas lâmpadas dicróicas, deve-se tomar cuidado para que essas lâmpadas não ofusquem a visão.

Na cozinha, a iluminação deve ajudar principalmente na função de preparar os alimentos. Deve-se distribuir vários pontos de luz em locais estratégicos, além da iluminação principal, tornando mais fácil a tarefa de cozinhar à noite.

Para o quarto, a aposta é a luz indireta e uniforme. Para obter esse efeito podem ser utilizadas luminárias com filtro em vidro, acrílico ou outros materiais. Para controlar a intensidade da luz utilize um dimmer que além de ajudar na economia de energia, controla a intensidade da luz para cada momento. Outra sugestão é aplicar uma luz para cima (uplight) com o teto branco. A luz irá refletir no teto e iluminar todo o quarto. Aposte no uso de abajures ao lado da cama para uma leitura noturna, por exemplo.

No banheiro, evite o uso de luzes refletoras, pois criam muita sombra, e também luzes que emitem muito calor. Aposte em uma iluminação feita com lâmpadas fluorescentes com luminárias de acrílico leitoso. Não se esqueça da iluminação em cima da bancada da pia.

Aproveitar ao máximo a iluminação natural e a tecnologia das lâmpadas de led é o máximo em sustentabilidade. Ainda novas no mercado, mas com tendências para o futuro, temos ainda as luminárias que durante o dia absorvem a energia solar e a noite reverte em emissão de luz. Um ambiente bem iluminado fica muito mais agradável e bonito!



__________________________________________________________________________________
Designer de interiores, Tel.: 71 3178-1978 / 9976-6286, ricardoferreira@ricardoferreiradesigner.com.br,

www.ricardoferreiradesigner.com.br

 

  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...