Banner
 

17/11/2014

Paisagismo condominial

Por Carla Brayner

Saiba como cuidar do jardim e usar as tendências para esse verão

Com a chegada do verão, o cultivo das plantas requer cuidados especiais. As elevadas temperaturas e o aparecimento de pragas são características nesse período, que prejudicam a beleza e afetam a saúde dos jardins. Durante esta estação do ano, considerada a mais quente, as regas e adubações precisam ser mais frequentes. 

É importante evitar a desidratação das plantas e, para isso, alguns cuidados devem ser adotados, como, por exemplo, regar o jardim duas vezes ao dia, sempre antes das 10h e após às 17h. “Uma sugestão é a irrigação automatizada, que distribui a água igualitariamente para todos os canteiros”, informa o designer de interiores, Ricardo Ferreira. 

Para o combate de pragas é necessário procurar um especialista. O procedimento ao realizar uma pulverização, além de ser prejudicial à saúde, pode implicar no desenvolvimento das plantas.  
 
Plantas ideais para área externa em condomínios



Algumas espécies são admiradas pelo porte e aparência. Ravenala, Beaucarnea, Fênix, Cica, Buxinhos e Helicônias são plantas de aspectos esculturais, que fazem muito sucesso no paisagismo. “Esse tipo de planta pode ser traba­lhada em grupos ou isoladamente, criando pontos de destaque e requin­te ao seu jardim. Encaixa-se perfeitamente para decoração de jardins contemporâneos inspirada em estilos tropicais. São plantas de fácil manutenção, pois requerem cuidados somente na irrigação. Uma dica é usar e abusar da iluminação, criar pontos de destaque com a iluminação cênica com lâmpadas de led na cor âmbar (para pedras e canteiros) e verde (para as copas das árvores)”, diz Ricardo.



Novas Tendências por Ricardo Ferreira

1. O jardim vertical é uma ótima opção de decoração para paredes internas e externas promovendo um ambiente mais fresco e agradável. Esta ideia está conquistando cada vez mais os projetos de paisagismo por ser uma boa alternativa para quem tem pouco espaço ou quer trazer mais vida para o seu ambiente. Você pode montar o seu jardim vertical usando painéis, estruturas e peças que sustentem vasos e plantas; o segredo é utilizar o recurso da hidroponia.

2.  Uma outra tendência é a implantação de lagos e fontes artificiais. Essa ideia torna seu paisagismo ainda mais atrativo e requintado.



 

Tags: Ambiente  Paisagismo  Plantas ornamentais  

Comentários

Outras matérias

17/11/2016

Retrofit

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710