Banner
 

20/05/2015

A Dengue, a Chikungunya e a piscina

Por: Antonio Coradinho



Estamos passando por uma epidemia de dengue e chikungunya, e a piscina pode se tornar uma das vias da proliferação dos mosquitos. Quem não viu na televisão, piscinas sem tratamento ou abandonadas com a água totalmente verde e coberta de limos? Sim, esta situação é um potencial vetor de contaminação. Portanto, todos os cuidados são necessários para que as piscinas sejam lugares de lazer e prazer, e não o inverso. O tratamento adequado garante a qualidade da água e afasta qualquer fonte de contaminação. Além da cloração diária, com a  manutenção do cloro livre na faixa de 1 a 3 ppm, que elimina qualquer larva do mosquito.

Outro procedimento importante é a filtração diária, que ao movimentar a água, evita a fixação dos ovos dos mosquitos, em lugares de água parada.

Mas, não é só a proliferação de mosquitos que uma piscina mal cuidada ou abandonada pode provocar. Bactérias e vírus, como o da hepatite e da E. Coli, também encontram neste ambiente o local ideal para se proliferaram. Um dos principais aceleradores desta proliferação é o calor e a luz solar. Para se ter uma ordem de grandeza em termos de contaminações em piscinas mal cuidadas, uma pessoa mesmo depois de tomar banho, pode transmitir até 4000 mil bactérias e um grama de fezes pode conter até um milhão de vírus. Se encontrar um ambiente ideal, isto é, piscina sem tratamento ou mal tratada, vira uma fonte de contaminação.

A melhor solução para uma piscina sem uso, se não puder esvaziá-la, é a colocação de uma capa de proteção fixada no deck. Ao  mesmo tempo que protege que alguma criança ou animal caia na água, porque normalmente estas capas aguentam até 80 Kg , a obstrução solar diminui o efeito da proliferação orgânica. Adicionando pastilhas de cloro á água da piscina, já coberta com a capa, cessa quase na totalidade esta proliferação, garantindo tranquilidade e segurança a todos os que circulam em áreas próximas à piscina. Se cada um fizer a sua parte, as epidemias podem ser superadas rapidamente.



 

Tags: Epidemia de dengue  Piscina  Tratamento de piscina  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710