Banner
 

14/09/2015

Como economizar energia

Por Carla Brayner

O AUMENTO DO CUSTO DA ENERGIA ELÉTRICA DEVE ATINGIR 43,4% ESTE ANO, SEGUNDO PROJEÇÃO DO BANCO CENTRAL 

O aumento do custo da energia está impactando os condomínios, que já sentem o reflexo do reajuste do preço praticado pelas concessionárias. Novas tecnologias reduzem o consumo de energia, mas uma das principais mudanças é o uso da lâmpada de Led (Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz). 
As lâmpadas de Led proporcionam até 80% de economia de energia em comparação com as soluções de iluminações tradicionais e requerem o mínimo de manutenção devido à vida útil extremamente longa. “A vida útil é muito superior às suas equivalentes incandescentes ou fluorescentes e possuem a garantia de um desempenho de iluminação excelente e confiável devido a mais moderna tecnologia empregada”, disse Carlos Lima, diretor comercial da Brumake. 

Os edifícios respondem por 40% do consumo de energia do mundo, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), índice superior ao registrado pela indústria e os meios de transporte. “Ao usar a energia elétrica de maneira correta e adquirir os aparelhos e recursos tecnológicos que auxiliam no uso consciente deste recurso, o condomínio além de economizar na conta de luz, ajuda o país a preservar suas reservas ecológicas”, informou o engenheiro eletricista, Robson Almeida.  

De acordo com Carlos Lima é possível reduzir o consumo de energia elétrica, dando prioridade na iluminação. “O momento é muito propício para o Retrofit de lâmpadas Led, além da redução significativa no consumo de energia, a durabilidade do Led e a questão ambiental vem ditando o rumo desta mudança”, disse Carlos.  



No geral, as principais diferenças entre as lâmpadas são: potência/consumo, durabilidade e contaminação do meio ambiente. “Dependendo do tipo de lâmpada essas diferenças ficam ainda mais acentuadas, existem muitas nuances que poderíamos tratar no tocante a comparações entre Led e outras Lâmpadas”, explica Carlos Lima.



 

Tags: Economia de Energia  ILuminação  Lâmpadas LED  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710