Banner
 

15/09/2015

Piscina, símbolo de status e lazer

Por: Antonio Coradinho


Por mais que popularizem as piscinas, como as de fibra ou de vinil, ela ainda é um símbolo de status e lazer. Tem que ter piscina para ter sucesso nas vendas de um lançamento imobiliário de porte médio, apesar de muitas vezes a sua utilização ser muito escassa. Esse boom de piscinas começou há 20 anos. Se observarem os edifícios mais antigos na Graça e na Vitória, bairros nobres de Salvador, não tinham piscina. Com o aumento da insegurança nas ruas, os lançamentos imobiliários criaram miniclubes com piscinas nos condomínios, decretando a morte de clubes tradicionais da cidade como o Português e o Baiano de Tênis ou a completa adaptação aos novos tempos como o Espanhol e a Associação Atlética da Bahia.

Quem criou o glamour, e consequentemente o status nas piscinas, foi Hollywod na década de 40, com seus musicais e gente bonita, simbolizando lazer e alegria.

Enquanto uma piscina for considerada supérflua, ao custo de oitenta mil reais em média, sempre será um símbolo de status, e portanto, de uma classe privilegiada. Mas a sofisticação das piscinas não tem limites e podem chegar ao custo de milhões dependendo da forma e do volume que se quer dar. 




A maior piscina do mundo no Chile tem cerca de um quilômetro de comprimento e fica num resort à beira mar formado por centenas de apartamentos. Ou a piscina mais alta do mundo, em Singapura, no topo de dois prédios com uma vista maravilhosa da cidade. Ainda existem piscinas nos lugares mais inóspitos da terra, como as piscinas aquecidas nos hotéis das estações de ski, no meio das montanhas cobertas de neve, nos hotéis suspensos  no meio da selva onde o usuário, se estiver na África,  pode, confortavelmente tomar o seu whisky dentro da piscina vendo os leões passarem, ou nos navios de cruzeiro em alto mar, onde a maioria das atividades diurnas são em volta da piscina. 

Tudo isto é glamour, é status, é lazer e se você tem piscina na sua casa ou no seu condomínio é um privilegiado.




 

Tags: Lazer  Piscina  Status  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710