Banner
 

16/09/2015

Segurança nos condomínios

Por: Rose Smera

É IMPORTANTE AUMENTAR OS CONTROLES DE ACESSO

Com o agravamento da insegurança nas grandes cidades, devemos aumentar os controles de segurança nos condomínios. É importante a participação de todos neste processo: síndico, moradores e funcionários.

Inicialmente, o síndico deve fazer cadastro geral de todos os condôminos, incluindo moradores, empregados das unidades (ainda que diaristas) e dados dos veículos. Deve realizar reuniões periódicas com os funcionários, reforçando o cumprimento dos controles de segurança e enviar comunicados aos moradores alertando sobre as regras do condomínio.

Ao contratar empresas para realização de serviços, o síndico deve solicitar nome e documento de identificação dos funcionários para liberar o acesso na portaria. A mesma regra servirá para empresas de manutenção mensal dos elevadores, interfones, etc.

Os moradores também devem participar dos procedimentos de segurança, especialmente em condomínios que não possuem portaria 24 horas, somente abrindo o portão após identificação do visitante, não permitindo a entrada de estranhos, mantendo os portões sempre fechados e aguardar o total fechamento do portão da garagem após sua entrada.

Caso o prédio possua portaria, exigir que o porteiro sempre interfone comunicando a chegada de visitante, abrindo os vidros e acendendo a luz interna quando chegar no prédio, não autorizar a entrada de entregadores, manter o veículo trancado, sem objetos à vista, não deixar chaves na portaria, informar a demissão e contratação de empregados domésticos e a aquisição de veículos novos. 

Os funcionários devem sempre interfonar para os apartamentos para informar a chegada de visitantes e aguardar autorização de entrada, somente liberar a entrada de veículos após a devida identificação do morador, não comentar sobre a vida dos moradores, ficar alerto às ocorrências ao redor do condomínio, evitar pessoas na portaria, solicitar a identificação de prestadores de serviços, comunicar imediatamente ao síndico ou à administração qualquer ocorrência suspeita próximo ao condomínio, ter sempre em mãos telefones úteis e urgentes, como o corpo de bombeiros e a delegacia mais próxima. Importante ainda, que os funcionários estejam treinados sobre o uso dos sistemas de segurança. 

Para que os condomínios sejam mais seguros, o mais importante é a colaboração e participação de todos. Sem isso, mesmo os altos investimentos em estruturas de segurança serão insuficientes para garantir a tranquilidade que todos desejam.




Rose Smera
 é advogada especialista em direito condominial e sócia da empresa Adcon Administração de Condomínios. Tel.: 71 3272-1354


 

Tags: Controle de Acesso  Segurança Condominial  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710