Banner
 

15/09/2016

Mulher de garra

Por: CARLA BRAYNER



MÃE, EMPRESÁRIA E SÍNDICA! BRENDA PERES TELEZ ADMINISTRA DOIS CONDOMÍNIOS, UMA EMPRESA E SUA FAMÍLIA 


Liderança e proatividade são suas marcas. Brenda Peres Telez, atualmente é síndica de dois condomínios, administra uma distribuidora de lingerie, e não deixa de participar da rotina da sua família, marido e dois filhos pequenos. 

Síndica há cinco meses do Portal das Alamedas Village Park em Stella Maris e síndica profissional há dois meses do Lazer Tropical, onde já exerceu o mandato por cinco anos. “Morava lá, fazíamos eleição anual e sempre renovava meu mandato. Vendi minha casa e fiquei ausente por um ano e meio. Neste período, houve um regresso grande e me convidaram para ser síndica profissional”, informa Brenda. 

Em sua gestão, ela envolve todos os condôminos e funcionários para torná-la mais transparente possível. “Os síndicos devem se comunicar com os condôminos, mostrando o que está sendo realizado e o que está sendo feito com o dinheiro do condomínio. Estou sempre disponível para dúvidas e esclarecimentos”, conta a síndica. 

Além disso, antes de tomar qualquer atitude, Brenda consulta o conselho fiscal e a subsíndica. “Discuto tudo com antecedência que pretendo fazer no condomínio, com o intuito de ser mais clara e objetiva possível. Faço nada por conta própria. Tenho convicção que a união faz a força. E sempre tenho êxito com essa administração participativa”, diz Brenda. 

Com o Novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor em março, determinando que moradores com a cota condominial em atraso, paguem a dívida em até 72 horas, e se não cumprir, o condomínio pode pedir a penhora de bens. Brenda aproveitou para acabar com a inadimplência dos condomínios que administra. “Assim, que saiu a nova lei, convidei os inadimplentes para quitarem seus débitos, liberando parte das multas e juros, com prazo estipulado de 20 dias. Após essa data, entraríamos com processo judicial. Não deu outra, recuperamos R$35.000 do Portal das Alamedas em três meses e zerei a inadimplência do Lazer Tropical em um mês”, conta a síndica. 

Em junho deste ano, participou da “Assembleia Show” e aprendeu uma forma de atrair o público para as reuniões. “As pessoas geralmente não querem ir para as reuniões. Na Assembeia Show, aprendi dez mandamentos, coloquei em prática e já vimos resultados”, finaliza Brenda.


 

Tags: Administração  Gestão Condominial  Síndica  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710