Banner
 

20/03/2017

Seguindo normas

Por: Carla Brayner



PAULO ROBERTO VILAS BOAS FAZ DE TUDO PARA SEGUIR A CONVENÇÃO E REGIMENTO INTERNO


“Condomínio é uma grande escola”. É assim que Paulo Roberto Vilas Boas administra condomínios há mais de 15 anos, em Salvador. Diretor e sócio fundador da Ystilus – Assessoria e Serviços em Condomínios, Paulo é síndico profissional de grande parte dos condomínios que administra.

Há dezesseis anos, trabalhava em uma empresa de administração de condomínios e percebeu, que, principalmente nos condomínios empresariais, era complicado encontrar condôminos interessados em se candidatar à síndico. “Eles tinham que se ocupar dos seus próprios negócios. Com isso, decidi criar a Ystilus, com foco em administração em condomínios, que assumisse todas as demandas, deixando os síndicos livres para desfrutar das suas moradias, em condomínios residenciais, ou dos seus negócios, em condomínios comerciais. E deu certo, pois quando surgiu a profissão de síndico profissional, eu já tinha adquirido a expertise necessária, há mais de dez anos de profissão”, contou Paulo.

Para ele, o condomínio é o local em que a maioria das pessoas, sobretudo as crianças, tem contato pela primeira vez com regras e resistências aos seus limites. “É no local que residem que aprendem a respeitar os espaços e os direitos dos outros, como numa escola”, disse Paulo.

“O MAIOR DESAFIO É LIDAR
COM PESSOAS QUE NÃO TÊM O
HÁBITO DE VIVER EM COMUNIDADE”


Do tipo perfeccionista, ele tem a Ystilus como aliada para superar as situações cotidianas e conseguir deixar tudo em ordem. “O maior desafio é lidar com pessoas que não têm o hábito de viver em comunidade e respeitar o direito dos outros. Tenho procurado, na medida do possível, ouvir mais e colher opiniões, aplicando, sem abrir precedentes, o que determina a convenção e o regimento interno do condomínio”, concluiu Paulo.

Durante esses longos anos como síndico, foram muitas as ações, porém, ao se deparar com problema financeiro em um condomínio, não hesitou em tomar ações administrativas urgentes e impactantes. “Modificamos todo o sistema de controle de acesso, dispensando os porteiros contratados, e implantamos um sistema totalmente eletrônico/digital. Com isso, foi recuperada a estabilidade financeira, e o condomínio permaneceu por três anos seguidos, sem reajuste da taxa condominial”, informou Paulo.



 

Tags: Administração de condomínios  Perfil  Síndico  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710