Banner
 

17/11/2016

Uso de fontes e aquários

Por: Ricardo Ferreira

O Feng Shui é uma técnica de origem chinesa utilizada na decoração para melhorar as influências dos ambientes, trazendo harmonia e prosperidade para todos que residem no local.

Nesta técnica milenar, utilizam-se fontes de água e aquários, que permitem que a energia flua melhor no ambiente. O som da água é tranquilizante e aumenta a sensação de bem-estar. 

Existem no mercado variedades de modelos e ainda é possível fazer uma fonte, adquirindo pedras, bacia e bomba adequados para o local, considerando o tamanho e o ambiente que será utilizado.

Para áreas grandes, como jardins e salas, pode-se utilizar as fontes verticais com água caindo sobre as pedras. Em locais menores, como quartos, sugere-se utilizar fontes de mesa, de pequeno porte.

Recomenda-se que as fontes fiquem ligadas 24 horas, para evitar que se tornem focos de insetos. Há, entretanto, alguns produtos que podem ser utilizados na água para evitar este desconforto. O ideal é que a água seja trocada, pelo menos, a cada dois meses. Para limpar, use uma flanela macia em toda a fonte.

Para trazer ainda mais harmonia à decoração, os aquários também podem ser colocados próximos da fonte, dividindo paredes ou decorando um espaço específico de um ambiente.

Aquários externos com pequenas quedas d´água servem como auxílio para meditação e paz no local. Em ambientes externos pode-se apostar em modelos mais rústicos e maiores, permitindo maior movimento dos peixes.  

Também pode ficar no chão ou como mesa de centro. É preciso apenas ter cuidado com muito movimento ao redor do aquário, porque pode estressar os peixes. 

Aquários são mais trabalhosos porque necessitam de manutenção constante, realizada por empresas específicas, pois os peixes necessitam de cuidados especiais com produtos corretos.
 
É importante que o aquário tenha uma boa iluminação, limpeza quinzenal ou semanal e alimentação dos peixes no horário. Na hora de comprar os peixes sempre se informe sobre os que não podem ficar junto com outros, que acabam matando todos do aquário. Oriente também para que visitas não batam com os dedos no aquário, pois dentro dele o barulho de cada batida de dedo é bem maior e os peixes ficam estressados.

Ter o barulho de água em casa, além de diminuir o estresse, traz paz e tranquilidade para todos que residem no local.


Ricardo Ferreira é designer de interiores, Tel.: 71 3178-1978 / 9976-6286, rferreiradesigner@gmail.com


 

Tags: Decoração  Feng Shui  Fontes. Aquários  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710