Banner
 

17/05/2017

Luminárias com energia solar

Por: CARLA BRAYNER

LUMINÁRIAS À BASE DE LUZ SOLAR AJUDAM A DECORAR O JARDIM SEM GASTAR ELETRICIDADE

O Brasil é privilegiado pela alta incidência de raios solares em seu território. E como o condomínio pode se beneficiar deste potencial do país? Uma das dicas é a instalação de luminárias que funcionam à base de luz solar, iluminam o ambiente de maneira ecológica e proporcionam economia para a conta de energia elétrica do condomínio. 

O uso de energia solar oferece inúmeros benefícios ambientais, especificamente em termos de sua capacidade de renovação, a redução das emissões de gases de efeito estufa e também, benefícios econômicos para aqueles que optam por instalá-los. “A ciência e a tecnologia têm desenvolvido novos métodos de obter energia evitando gastos e a degradação do meio ambiente. A energia gerada pelo sol surge como uma das principais fontes de luz e calor, sendo talvez uma das alternativas energéticas mais promissoras e uma alternativa para a dependência excessiva dos combustíveis fósseis”, declarou a engenheira ambiental, Rilk Cruz. 

As luminárias funcionam de forma isolada, captando e reservando a energia necessária para o seu funcionamento nas baterias que possuem internamente.  

“A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA TÊM DESENVOLVIDO
NOVOS MÉTODOS DE OBTER ENERGIA”

Rilk Cruz

Engenheira ambiental

Luminárias que funcionam à base de luz solar precisam ficar posicionadas em posição privilegiada, para receber uma grande quantidade de sol. A depender do modelo, a lâmpada é acesa automaticamente ao entardecer, proporcionando iluminação 100% natural ao jardim.

Existem diversos modelos no mercado. Na Ferreira Costa há luminárias com uma aparência externa mais tradicional outras mais rebuscadas. A Luminária Balizadora LED, mede 4cm de altura, proporciona 90% de economia de energia elétrica, é bivolt, resistente a água, e toda em alumínio custa R$72,20 na loja.  Já a luminária solar para jardim, com uma bateria de 200mAh, com autonomia de oito horas, painel solar e luminosidade decorativa, custa R$22,90 a unidade e o custo com energia elétrica é zero.


 

Tags: Luminárias  Luz Solar  Sustentabilidade  

Comentários

Outras matérias

28/07/2017

Varanda verde

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710