Banner
 

28/07/2017

Brigada de incêndio

Por: GLAUBER MORAES

Artigo

Item de suma importância para segurança de incêndio, proteção de patrimônio e vidas além do que sem ela, não se obtém o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Por tanto a formação, treinamento e exercícios feito para brigada de incêndio em uma empresa, hoje é uma obrigação real no estado da Bahia, que é cobrado pelo CBMBA – Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia, através da IT17/2016. As empresas de formação de brigada de incêndio, a cada dia, vem criando mais métodos de ensino que se aproximam cada vez mais da realidade, como campos de treinamentos com simuladores de incêndio de fumaça e primeiros socorros, além de diferentes métodos de extinção e combate a incêndio (Extintores/hidrantes).

Quanto maior a proximidade dos treinamentos de brigada de incêndio com as diferentes situações de emergência que se pode ter em um empreendimento, mais qualificados estarão os funcionários membros dessa brigada, portanto, mais seguro estarão pessoas e patrimônio ao qual esse brigadista trabalha. Situações de princípios de incêndio, primeiros socorros e abandono, são algumas dessas situações em que os brigadistas estarão aptos a enfrentar.

Mais de 300 empreendimentos já foram treinados em cinco anos de atuação, entre fábricas, condomínios, supermercados, shopping centers e até mesmo oficiais do Exército Brasileiro, e ao final dos treinamentos, além da capacitação como brigadistas todos são unanimes em dizer que houve uma grande interação entre os componentes da brigada de incêndio, o que se torna um grande benefício também como atividade funcional extra trabalho. Espírito de grupo e união dos colaboradores são os itens mais trabalhados nesse aspecto, o que reflete em resultados bastante salutares no dia-a-dia das equipes de trabalho.

O custo benefício é medido por funcionários motivados, melhor qualificados e envolvidos com uma atividade extra que tem o “salvar vidas” como objetivo. Sem contar ainda, com o número de acidentes evitados em empreendimentos em que os funcionários foram treinados para colateral de brigada de incêndio por nossa empresa.

Glauber Moraes - CREA 45100
Diretor de operações e proprietário da 911 Bombeiros e do CTBE  - Centro de Treinamento de Bombeiros e Emergências.




 

Tags: Brigada de Incêndio  Capacitação  Treinamento  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710