28/07/2017

Cobertura simples ou ampla para seguro do condomínio?

Por: Nelson Uzêda

Conforme a Resolução 218/2010 regulamentada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), o Seguro Condomínio ganhou novo formato em todo o país e com isso os produtos existentes no mercado segurador se apresentam com duas coberturas: Simples e Ampla.
   
A contratação do seguro do condomínio exige atenção redobrada dos corretores juntamente com o síndico ou administradora, para analisar criteriosamente os riscos que o condomínio está exposto. 

Em linhas gerais, a modalidade básica Simples prevê exclusivamente danos sofridos à edificação ou ao seu conteúdo, incluindo os bens existentes nas áreas comuns pelos riscos de incêndio, queda de raio, explosão de qualquer natureza. Algumas seguradoras oferecem também na garantia básica a cobertura de incêndio decorrente de tumultos. 

As coberturas acessórias ou adicionais poderão ser acrescentadas a depender da necessidade do risco as garantias de quebra de vidros, roubo de bens do condomínio, danos elétricos, tumultos, impacto de veículos, vendaval, fumaça, queda de aeronaves, desmoronamento  e outros, enquanto que na modalidade Ampla esses itens estarão automaticamente cobertos, com exceção aos riscos de responsabilidade civil que serão ofertados separadamente, porém inclusos na mesma apólice. 

Chamamos atenção de que existem ainda as coberturas denominadas especiais, podendo ser contratadas isoladamente para ambas as modalidades, como por exemplo:  Responsabilidade Civil do Síndico, Responsabilidade Civil Garagista, Danos Morais, etc.

Nota-se que o seguro na modalidade básica Ampla é mais completo, como também mais oneroso por garantir quase todos os riscos expostos pelo patrimônio segurado. Vale a pena ter essa garantia. 

Destacamos também nos casos dos sinistros em que os corretores e segurados podem contar com a maior agilidade e facilidade de indenização integral pré-estipulada, por meio da definição de uma Importância Segurada Única. 

Poderão ser contratados para condomínios residenciais, escritórios, mistos, consultórios, flats ou apart-hoteis, lembrando também os shoppings, que por analogia são enquadrados no seguro condomínio. A lei 4.591 estabelece as bases para contratação do seguro ratificadas no decreto - lei 73/66.

Os preços variam de acordo com a seguradora, portanto peçam cotações diversificadas, porém com as mesmas garantias, vez que os custos variam bastante em função das garantias contratadas . 

Procure seu corretor de seguros habilitado pela SUSEP, ele tem o produto para suas necessidades.


Nelson Uzêda
, professor da Escola Nacional de Seguros, diretor dos Sindicatos das Seguradoras e do Clube dos Seguradores da Bahia , além de executivo da Cia Excelsior de Seguros.





 

Tags: Cobertura Ampla  Cobertura Simples  Seguro  Susep  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710