01/12/2017

Casas com energia solar terão desconto de 10% no IPTU em Salvador

Por: Carla Brayner

O INVESTIMENTO É RECUPERADO EM ATÉ SEIS ANOS

Os moradores de casas em Salvador poderão ter um desconto de 10% no valor do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU). O benefício será concedido através do programa IPTU Amarelo, que vai dar o desconto para as residências que utilizam a energia solar. As informações foram divulgadas no dia 06 de novembro, pelo prefeito ACM Neto, durante coletiva de lançamento do sexto eixo do programa Salvador 360, o Cidade Sustentável. O decreto, que vai instituir o programa, está em fase de elaboração, mas a proposta é de que ele entre em vigor ainda este ano.

O IPTU Amarelo garante a economia de 10% no IPTU para residências – essencialmente horizontais e pertencentes a uma única família – que utilizem energia solar. Além de promover a sustentabilidade, a proposta deverá incrementar o mercado de instalação de painéis fotovoltaicos, de acordo com o representante comercial da Enersol Brasil, Nuno Ferreira. A empresa é responsável pela instalação até o momento, somente na capital baiana, de 22 sistemas fotovoltaicos, o que representa 30% do total implantado na cidade.  

Segundo Ramon Madureira, engenheiro de produção, especialista em energia solar, um kit de placas custa a partir de R$ 20 mil e o tempo de retorno do investimento é a partir de seis anos. “A energia solar proporciona economia nas contas mensais de energia, na redução de geração de resíduos ao meio ambiente e agora, desconto no IPTU. Esse incentivo é muito importante para a população”, conta Ramon. 

IPTU Verde

Para os prédios, o IPTU Verde também terá mudanças. Quem tiver essas certificações GBC Brasil e EDGE já estará habilitado para o desconto, dividido em três categorias que variam de 5% a 10%. O IPTU Verde incentiva empreendimentos a realizarem ações e práticas de sustentabilidade em suas construções. Para isso, oferece descontos diretamente no IPTU, de acordo com sua pontuação no Programa de Certificação Sustentável.

Em todo eixo vão ser investidos cerca de R$ 150 milhões com recursos da prefeitura e financiamentos. Os detalhes do projeto foram divulgados em evento no Parque da Cidade, com a presença dos secretários municipais e da diretora-presidente do Parque Social, Rosário Magalhães.


 

Tags: Energia solar  Investimento  IPTU Verde  YPTU Amarelo  

Comentários

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710