Banner
 

13/05/2014

Mergulhe nesta causa

Por Carla Brayner

Tecnologia móvel auxilia o consumo consciente de água

Dependendo da estrutura do prédio e do número de moradores, o custo da água pode ser definido como o maior gasto de todo o orçamento condominial. E este recurso natural já está escasso em algumas cidades do Brasil. Com isso, é importante incentivar o consumo cons­ciente de água, e uma das formas é aproveitar o avanço tecnológico dos celulares e tablets. 

A ONU declarou o ano de 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água, após prever que se nada fosse feito para mudar o padrão de consumo, dois terços da po­pulação global poderão sofrer com escassez de água doce até 2025. No Brasil, também há risco de escassez. Um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA) mostra que, dos 29 maiores aglomerados urbanos do país, 16 precisam achar novos mananciais para garantir o abaste­cimento até 2015, são 472 municípios em busca de novas fontes de água. 

Uma maneira de reduzir os gastos com água é a cons­cientização individual, que é mais fácil de ser adquirida através de hábitos rotineiros e práticos. “Na atua­lidade já está inserido no dia a dia da população o uso de aplicativos móveis, nada me­lhor que utilizar a tecnologia para levar notícias e dicas aos usuários e conseguir inserir na rotina ações de redução de consumo de água”, informou o engenheiro sanitário e ambiental, Robson Almeida. 

Conheça alguns apps verdes que podem ajudar na conscientização individual, levar informação sobre o tema e até mesmo contribuir para economia de água. 



Sai Desse Banho SWU
“Starts With You” (Começa com Você), é um movimento sustentável internacional que incentiva a diminuição de tempo do banho. São três desafios com reduções de tempos e a meta é conseguir 
cumpri-las antes que uma música extremamente alta atrapalhe o banho. O aplicativo grava o histórico de avanços de cada um dos ba­nhos registrados e oferece estatísticas de consumo de água, tudo isso de forma gratuita. 



Fake Shower 

Algumas pessoas têm o costume de ligar a torneira ou o chuveiro para disfarçar sua ida ao ba­nheiro, e nem imaginam quanto estão desperdiçando. Para evitá-lo sem interromper a prática, o Instituto Akatu desenvolveu o Fake Shower,  que simula o som de água caindo e mostra o quanto economizou a cada ida ao banheiro. 


 

Tags: Água  Consumo consciente  Economia  tecnologia  

Comentários

Outras matérias

28/07/2017

Varanda verde

Cadê o Síndico é uma realização da Editora União Salvador LTDA.

Travessa Francisco Gonçalves, 01, Edf. Reitor Miguel Calmon, Sl. 303
Comércio - CEP:40.015-090 71 3242-1084 / 3491-0710