fechar× Entre em contato 71 3242-1084 / 3491-0710

Reciclar para transformar


PROGRAMA INOVADOR PROMETE IMPACTAR EM GRANDE ESCALA NA REDUÇÃO DE MATERIAIS APROVEITÁVEIS 

Na área ambiental existem diversas situações que são vistas como problemas, mas que, felizmente, têm soluções. O lixo produzido diariamente pela população, por exemplo, é um dos grandes problemas da humanidade, e a Revista Cadê o Síndico deixa o questionamento: o que você faz no seu condomínio para reduzir o lixo que é levado para os aterros? 

De acordo com Val Dias, geógrafa, mestra em Modelagem Ambiental, coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching e fundadora da GEO REFERÊNCIA, são três mil toneladas diárias de lixo coletados todos os dias em Salvador. “São 30 milhões de reais mensais em recursos financeiros sendo enterrados, por conta da falta de reciclagem”, conta Val. 

“SÃO 30 MILHÕES DE REAIS MENSAIS EM
RECURSOS FINANCEIROS SENDO ENTERRADOS”

Val Dias

Geógrafa e fundadora da GEO REFERÊNCIA

Larissa Damasceno, moradora do Greenville, conta que ensinou a todos em sua casa como o lixo deve ser separado e que acredita que cada atitude faz diferença no final. “Lá em casa, separamos tudo: plástico, alumínio e papel.  Limpamos os materiais e entregamos para a coleta seletiva. Dessa forma, entendo que o que seria enterrado, contaminaria o solo, é revertido em dinheiro e outros produtos”, contou a jornalista Larissa. 

Receosa com esta situação, Val Dias criou o Programa ICOS. “Uma metodologia que consiste em investigar, conscientizar e oferecer soluções às áreas de gestão de resíduos sólidos dos condomínios”, contou Val. 

Nos condomínios residenciais, os moradores são motivados e tomam consciência sobre a problemática do lixo e suas responsabilidades diante do tema. “Oferecemos palestras de conscientização, realizamos a coleta e damos destinação aos resíduos recicláveis, direcionamento e soluções para os resíduos orgânicos e óleo de cozinha e o retorno sobre o investimento com a valorização dos resíduos recicláveis”, conta Val. 

Após três meses de contrato, a valorização dos resíduos permite que não haja mais mensalidade, e após seis meses, o condomínio passa a receber pela valorização dos resíduos enquanto durar o contrato. “Para garantir o sucesso do método é necessário a continuidade do Programa ICOS, por isso incluímos na assinatura do serviço o acompanhamento recorrente e campanhas corretivas quando por auditorias avalia se são necessárias”, concluiu Val, que ainda afirmou que “entregamos também conteúdo visando a atualização de outras medidas sustentáveis para que o condomínio obtenha certificações verdes e garantam desconto em programas como o IPTU VERDE”, contou.


 
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...