fechar× Entre em contato 71 3242-1084 / 3491-0710

Dedicação em prol da coletividade


PEDRO ORNELAS ADQUIRIU EXPERIÊNCIA AO SE ENVOLVER HÁ MAIS DE 20 ANOS COM A FUNÇÃO DE SÍNDICO

Pedro Ornelas, engenheiro mecânico, professor aposentado da UFBA, proprietário de uma empresa de projetos de engenharia e manutenção de planos inclinados e teleféricos, e síndico. Pedro assume funções nas administrações de condomínios há mais de 20 anos, e afirma que todos os condôminos deveriam se envolver de alguma forma, pelo menos uma vez.  

Pedro já foi síndico do condomínio Pedras do Rio, do Edifício Aquarius e do Litorâneus, na Pituba. Atualmente é síndico do Edifício Pituba Apart Service. “Todos os condôminos devem contribuir de alguma forma com a administração do condomínio, e ser síndico pelo menos uma vez, até pra saber quais são as dificuldades que as pessoas que assumem as funções enfrentam”, contou Pedro. 

Nas Assembleias Gerais para eleição da nova administração do Pituba Apart Service, Pedro era assediado pelos vizinhos para assumir a função de síndico por um período. “Como já fiz parte da administração, eu não tive como recusar”, disse Pedro Ornelas. 

De acordo com Pedro, ele aprendeu a exercer a função com a prática. “Até porque, há mais de vinte anos não existiam esses cursos e especializações”, relatou o síndico, que ainda afirmou que hoje em dia, apesar da experiência adquirida na prática, “acho imprescindível que o síndico se prepare para a função, pois existem responsabilidades legais que ele assume sem ter a noção das consequências”, reforçou. 

Para ele, a maior dificuldade é saber lidar com pessoas. “Lidar com pessoas é um grande desafio, cada um tem seu jeito, personalidade, particularidade e educação, mas, ainda bem que nunca me deparei com casos em que não tenha sido resolvido através do diálogo. Sempre procuro uma solução”, confirmou Pedro.   

Agora, ele está fazendo a nova convenção e regimento interno do condomínio. “Cumprimos todos os ritos, elaborando o projeto, enviamos a todos por e-mail com bastante antecedência e ninguém apresentou proposta de alteração. Pusemos em votação, mas como não foi apresentada qualquer sugestão de mudança, foi aprovada, estando agora em fase de coleta das assinaturas”, disse o síndico.  

“Temos muitos projetos de melhorias na estrutura física e de lazer do condomínio. Acho que já melhoramos muito, mas ainda há muito o que ser feito. Os recursos são limitados e a gente vai fazendo as coisas por prioridade, dentro de um plano estratégico”, concluiu Pedro. 



 
Carla Brayner, 07.JANEIRO.2019 | Postado em Perfil
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...