fechar× Entre em contato 71 3242-1084 / 3491-0710

A importância dos equipamentos hidráulicos


TUDO QUE O SÍNDICO PRECISA SABER

Ninguém sabe que eles existem até o momento em que falta água no condomínio e os moradores descobrem que a culpa foi da bomba d´água que quebrou ou do reservatório que é pequeno. Realizar instalações corretas e manter as manutenções periódicas desses equipamentos são investimentos necessários para a saúde e o conforto dos condôminos. 

De acordo com a Resolução 002/2017 da Agência de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) é recomendado: “ter reservatório domiciliar com o objetivo de manter uma reserva de água para suprir suas necessidades por um período mínimo de 24 horas, inclusive reservatório inferior e conjunto motor-bomba para elevação da água, quando se tratar de imóvel com mais de um pavimento”.  

“Todo e qualquer imóvel, seja residencial ou comercial, deve contar com reservatório para atender as suas necessidades de consumo. A construção de um reservatório, com as instalações hidráulicas adequadas, deve fazer parte de qualquer projeto de construção”, contou Robson Almeida, engenheiro civil. 

“TODO E QUALQUER IMÓVEL, SEJA RESIDENCIAL OU
COMERCIAL, DEVE CONTAR COM RESERVATÓRIO PARA
ATENDER AS SUAS NECESSIDADES DE CONSUMO”

Robson Almeida
Engenheiro civil


De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), os reservatórios são fundamentais para garantir o abastecimento caso o sistema apresente alguma interrupção em razão de situações emergenciais, como queda de energia elétrica, rompimento de adutora ou até mesmo em paradas programadas para manutenção da rede distribuidora de água. “Dessa forma, se o reservatório do imóvel tiver capacidade adequada para atender as demandas diárias dos moradores, dificilmente ficará totalmente desabastecido até a normalização do sistema”, explicou a Assessoria de Comunicação da Embasa por nota.  

Além disso, vale ressaltar que para a manter a qualidade da água que chega até o reservatório é necessário mantê-la potável e livre de micro-organismos. O reservatório deve ser lavado preferencialmente a cada seis meses por um profissional, pois, dessa forma, é possível evitar a contaminação da água. 
 
A bomba d´água de recalque
 
A bomba d´água é responsável por elevar a água do reservatório inferior para o superior do prédio, que por sua vez, abastece todas as unidades. “Por isso, é importante que o equipamento esteja em boas condições de uso e esteja bem instalado”, disse  Robson.   
 
Para garantir a eficiência no funcionamento, deve ser calculado a capacidade ideal da bomba pelo número de andares. “Por esse cálculo, é possível saber se o modelo instalado proporciona vazão suficiente para abastecer todos os apartamentos. Se a vazão for mal calculada gera falta d’água e eleva o consumo de energia, porque a bomba fica ligada o dia inteiro”, explica Robson.  

É também preciso verificar se a bomba faz barulho excessivo ou se está demorando mais tempo para encher o reservatório. “Se isso estiver acontecendo significa que a bomba está com problemas e precisando de manutenção”, diz Robson. 

Contratar empresas responsáveis e especialistas são fundamentais para manter o condomínio organizado.



 
Carla Brayner, 07.JANEIRO.2019 | Postado em Tecnologia
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...