fechar× Entre em contato 71 3242-1084 / 3491-0710

Norma da ABNT garante que é possível conciliar diversão e segurança.

É comum ouvir relatos de mães que deixaram seus filhos brincarem em playgrounds de parques, condomínios ou de escolas e voltarem com arranhões, ou até mesmo ferimentos mais graves. Os pais devem estar atentos à manutenção dos equipamentos e do espaço onde as crianças estão se divertindo. E a atenção não deve ser apenas com a qualidade dos brinquedos, mas também com o tipo de piso utilizado no ambiente. Esse é um fator importante para a segurança dos pequenos.

De acordo com pesquisa do Inmetro, 48% das crianças que utilizam playgrounds já caíram de um brinquedo; 25% já se machucaram com o movimento do brinquedo, tipo balanço ou gangorra, e 11% ficaram com alguma parte do corpo presa.

No Brasil, já existe uma norma, criada e revisada com o apoio da Aubicon, fabricante nacional de pisos emborrachados e mantas acústicas. A norma ABNT, NBR 16071 que trata das regras de segurança para equipamentos e pisos em playgrounds. A norma especifica os requisitos de segurança para pisos a serem utilizados em playgrounds e em áreas onde é necessária a atenuação do impacto, e os fatores que devem ser considerados ao selecionar o piso do playground, bem como o método do ensaio pelo qual a atenuação do impacto pode ser determinada. O ideal é que estes pisos, sejam emborrachados e antiderrapantes para proporcionar amortecimento em todo o local. Antigamente era comum encontrar nestes locais pisos de madeira, concreto ou areia, um grande perigo para as crianças.

“Essa obrigatoriedade é recente no Brasil e é extremamente benéfica no quesito segurança e proteção. Em parques públicos nos Estados Unidos é algo comum. Os pisos emborrachados são drenantes, resistentes aos raios UV, duráveis, absorvem até 25% menos calor, e podem ser desenvolvidos para uso externo e interno. A utilização de grânulos de borracha garante ao piso o amortecimento necessário e durabilidade. Além disso, nossos produtos são analisados em laboratórios brasileiros e europeus com relação à garantia, durabilidade de cor, abrasão, entre outros”, enfatiza Rafael Safra, sócio diretor da Aubicon, empresa que desde 2009 oferece no mercado brasileiro soluções de pisos de absorção de impacto produzidos para atender todas as exigências da NBR 16071.

A instalação de pisos emborrachados vai muito além do conforto. Os formatos e paginações no produto contribuem para brincadeiras mais divertidas e ajudam as crianças a melhorar a coordenação motora, socialização, autoconhecimento, entre outros itens que são importantes para um bom rendimento escolar.

 
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...