Há 9 anos, atuando no mercado condominial, Rildo Oliveira, síndico profissional, administra 4 condomínios na capital baiana. Utilizando os princípios da gestão humanizada para valorizar o patrimônio dos moradores, ele buscou conhecimento para atuar na área.
Rildo iniciou sua carreira como síndico morador e buscou profissionalização para administrar melhor o seu condomínio. “Encontrei dois anúncios de curso de Síndico Profissional na revista Cadê o Síndico e iniciei os estudos de cursos de extensão e vários cursos extracurriculares na área. Depois, ingressei na pós-graduação de gestão de condomínio na Faculdade Dois de Julho”, contou o atual síndico profissional.
Nos primeiros dois anos, Rildo fez a gestão sem conhecimento na área. “O que sou e o que faço hoje é fruto da busca do conhecimento que, ao longo dos anos, descobri que é minha única ferramenta de proteção “o conhecimento”.
Ao se deparar com os desafios de relacionamento interpessoal com condôminos, colaboradores e prestadores de serviços, Rildo aplica a comunicação não violenta e a mediação. “No período da pandemia, por exemplo, rotinas simples passaram a gerar conflitos. Recebi reclamações de moradores que não estavam ouvindo o barulho do funcionário fazendo a limpeza das escadas. Na verdade, a orientação era que realizasse o trabalho com cuidado para não incomodar, e nesse caso, tivemos que pedir que fizesse barulho para que percebessem a realização do serviço de limpeza na área”, lembra Rildo.
Um diferencial da gestão de Rildo foi a pintura da fachada de um condomínio sem recurso financeiro. “O problema já estava ficando crítico e surgiu a oportunidade de implantar um projeto de pintura da fachada através do Ministério da Cultura, com ênfase na valorização de artistas femininas e o resultado foi fantástico. Conseguimos dar uma nova vida para o edifício, sem utilizar recursos próprios, com tudo financiado pelo projeto”, contou Rildo.
Agora, o foco é a expansão. “Estou formando equipe para angariar novos empreendimentos e atendê-los ainda melhor, de forma personalizada, buscando sempre a valorização do patrimônio e criando um ambiente favorável para os moradores e os demais envolvidos na gestão condominial, aplicando sempre os princípios da gestão humanizada, pois não lidamos com coisas, mas sim, com pessoas”, concluiu o síndico profissional.
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