Colunistas - Artigos Recentes

Por: Michele Lordêlo
Credito: Freepik
Publicado: 01.08.2019
Compartilhe

O que a Auditoria Contábil Consultiva

pode fazer pelo seu condomínio?

 

Dar novo significado aos controles internos nas edificações é compreender que acompanhar não é fiscalizar, sobretudo quando o monitoramento é sobre o bem e sobre a segurança de quem reside nele.


O cuidado com as finanças, com o patrimônio e recursos investidos pelas pessoas nos imóveis, são pontos fulcrais no trabalho que o Grupo Lordêlo desenvolve com a Auditoria Contábil Consultiva.


Arrecadações errôneas de quotas condominiais, gastos extras por falta de prevenção e até mesmo a ausência de gestão trabalhista nos condomínios, tem mexido com o orçamento do prédio e consequentemente com o orçamento pessoal dos moradores. 


Por outro lado, as preferências dos condôminos não devem ser por investir em áreas de lazer, obras de embelezamento, comemorações durante todo o ano, sem que a edificação não invista em treinamentos: brigada de incêndio, primeiros socorros e orientações de como proceder em casos de emergência (telefones úteis, roteiros para providências contra acidentes em elevadores, piscinas, dentre outros). 


Sem a instituição de processos e procedimentos como são amplamente realizados em médias e grandes empresas, continuaremos tomando conhecimento de notícias trágicas, seja na parte financeira ou de segurança.


O que a Auditoria Contábil Consultiva descortina é a falta de investimentos no que deve ser prioridade: a) a proteção contra incêndio, b) o cumprimento de normas regulamentadoras e normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); c) seguros sem coberturas adequadas; d) falta de programas de saúde e segurança do trabalho para colaboradores, e uma lista bem robusta, onde o foco são as pessoas e não os números.


O Compliance que acreditamos não está submetido somente ao cumprimento de leis, normas, uma vez que estas são obrigatórias; para nós Auditores Contábeis de Condomínios, “ser Compliance” consiste em fazer as coisas do modo correto, sem termos que agir adequadamente somente se estivermos sendo filmados, fiscalizados pelo governo, auditados. 


De mais a mais, esse tipo de trabalho é educativo e agrega valor à edificação, uma vez que não se coloca como um serviço investigativo, invasivo e custoso como alguns pensam.


Incorporar a conscientização de que especialistas em diversas áreas precisam compor a previsão orçamentária dos condomínios de forma planejada, é um dos nossos propósitos e com seu apoio leitor, só avançamos.


 

Fonte: Site de Noticias 1

Curtiu? Compartilhe!
Compartilhe:
Publicidade

Artigos mais Recentes

Auditoria Preventiva Mensal: a chave para evitar surpresa

Uma comunidade exclusiva em curso online para síndicos

1º Bootcamp do Brasil sobre saúde mental dos síndicos e dados auditados

Newsletter

Cadastre seu email e receba novidades

Publicidade

Mande-nos um Zap!

71 9 9169-1584

Curtiu nosso site ?

fb.com/cadeosindico

Siga a gente no Insta!

#cadeosindico

© 2020 Cade o Sindico Todos os direitos reservados.