A tecnologia está transformando a maneira como os condomínios são geridos, resultando em economias significativas para as pessoas. Todo condomínio tem conta própria em banco para sua gestão financeira, e essa, por sua vez, conta com inúmeras taxas. Esses gastos administrativos são necessários, mas há formas de amenizá-los.
A uCondo, startup especializada em plataforma para gestão condominial, é um exemplo desse movimento e viu seus mais de 400 mil usuários economizarem quase R$ 2 milhões neste primeiro semestre de 2024, apenas em boletos bancários.
Marcus Nobre
Cofundador e CEO da uCondo
As soluções tecnológicas surgem, então, como protagonistas nessa economia, seja com parcerias com instituições financeiras, gestão eficiente e, no melhor dos cenários, descontos estratégicos nas emissões dos boletos, algo que pode impactar consideravelmente nos valores da taxa condominial. “Vamos supor, por exemplo, que a economia por boleto liquidado seja de R$ 3. O valor parece baixo, mas quando pensamos, por exemplo, em um edifício de 15 andares, com 4 unidades residenciais por andar, há uma economia de R$ 180 por mês, o que por um período de um ano, pode chegar a R$ 2.160. Em condomínios maiores, esses valores são superiores e essa economia proporciona recursos alocados em melhorias e comodidades. Conseguimos eliminar custos desnecessários e automatizar processos que antes demandavam muito tempo e dinheiro”, comenta Marcus Nobre, cofundador e CEO da uCondo.
As startups oferecem uma série de funcionalidades que otimizam a administração financeira dos condomínios, reduzindo despesas e aumentando a eficiência operacional. As principais estratégias recomendadas para reduzir custos são: negociação de tarifas bancárias, automatização da gestão de boletos, previsão orçamentária para manutenções e controle de acesso à portaria.
“Incentivamos nossos clientes a revisarem suas tarifas bancárias regularmente. Negociá-las pode resultar em economias substanciais a longo prazo”, reforça. Também é possível optar por uma conta digital para o condomínio, já que elas costumam ser abertas gratuitamente e ter tarifas mais baixas do que as dos bancos convencionais.
A tecnologia permite mais organização das receitas e despesas de um condomínio. Digitalizar esse processo permite que síndicos não se percam ao utilizar planilhas avulsas, e verifiquem com rapidez dados históricos, projeções, custos operacionais e outras variáveis relevantes para estimar fluxos de caixa futuros, como no caso de despesas que envolvem manutenção em elevadores, que ocorrem usualmente.
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