O cenário brasileiro de segurança é alarmante e diariamente é visto na TV e em mídias digitais a grande quantidade de incidentes em condomínios. As empresas projetistas e os fornecedores de soluções de segurança podem colaborar para proporcionar mais segurança para os condôminos e consequentemente mais qualidade de vida.
Após verificar a necessidade de um sistema de segurança ou de ter acontecido um incidente de segurança, como furto, roubo, vandalismo ou invasão, síndicos e administradores de condomínios buscam orçamentos de fornecedores que contemplem uma proposta para instalação de um sistema de segurança ou até a substituição de um sistema que não esteja funcionando adequadamente ou encontra-se obsoleto.
De acordo com Thiago Cavalcante Vasconcelos, CEO da Primustech, administrador de sistemas, arquiteto de soluções, colunista, consultor, instrutor e projetista, atuante em projetos de grande porte da área de segurança e TIC, é comum que os síndicos recebam propostas com divergências no preço e no escopo. “Cada fornecedor oferta uma proposta com escopo e valor de investimento diferente. O condomínio não possui um projeto e dessa forma, será difícil e quase impossível ter um nivelamento nas propostas para que todos os fornecedores possam concorrer no mesmo nível e o condomínio possa ter uma proposta de sistema de segurança de acordo com sua necessidade”, alerta Thiago.
Dessa forma, é indicado que seja feito um projeto de sistema de segurança antes de solicitar orçamento aos fornecedores da implantação do sistema.“Um ponto importante é que a empresa projetista não pode concorrer a implantação do sistema, nem poderá ter nenhuma participação financeira com o fornecedor que vai realizar a implantação, por questões de isenção, ética profissional e compliance”, destacou Thiago.
O CONDOMÍNIO NÃO POSSUI UM PROJETOE DESSA FORMA, SERÁ DIFÍCIL E QUASEIMPOSSÍVEL TER UM NIVELAMENTONAS PROPOSTAS |
Categorias
Publicidade
© 2020 Cade o Sindico Todos os direitos reservados.