Com a mudança na rotina e comportamento de moradores de condomínios, os bandidos tiveram que buscar novas formas para aplicar golpes e invadir condomínios residenciais ou comerciais. O que chama atenção no momento é o aumento do acesso de pessoas desconhecidas, como entregadores e visitas de agentes de saúde.
De acordo com Paulo Musa, especialista em segurança da ICTS Security, houve um aumento na rotatividade de prestadores de serviço e de atendimentos técnicos variados. “Esta situação exige que os condomínios trabalhem com procedimentos mais firmes de identificação e validação antes do acesso, porém usualmente isso pode ser quebrado pelo comportamento do morador, que não aceita seguir os protocolos ou aqueles que são enganados e acabam facilitando o acesso de marginais”, contou Paulo.
“PARA SE PROTEGER DA SITUAÇÃO A PORTARIA NÃO DEVE SE DESVIAR
DO PROCEDIMENTO DE ROTINA PARA DEIXAR ENTRAR QUEM QUER QUE SEJA”
Paulo Musa
Especialista em segurança da ICTS Security
Diante desta situação, é necessário prestar atenção em situações consideradas críticas que estão sendo usadas para invasão de condomínios, e assim evitar prejuízos e violência. “Agente de saúde para covid-19, entregador de aplicativo, carro no portão da garagem, ligação falsa autorizando entrada, prestador de serviço concessionária de telefonia ou energia, corretor de imóveis, serviços de mudanças, liberação de funcionários e prestadores de serviço acompanhados por estranhos, horários de limpeza e retirada de lixo e festas e eventos. É importante ficar atento aos procedimentos definidos e reforçar o treinamento da equipe”, alerta Paulo.
A orientação é sempre solicitar a confirmação de visitantes, pelo interfone ou telefone pessoal para fazer a identificação e só liberar a entrada em uma unidade vazia quando previamente cadastradas no sistema. “Para se proteger da situação a portaria não deve se desviar do procedimento de rotina para deixar entrar quem quer que seja”, disse Paulo.
Outras dicas
Corretores: acesso liberado mediante autorização prévia por escrito do proprietário, identificando o nome completo e RG dos corretores, além dos dados da imobiliária contratada.
Durante a mudança: portões devem ficar fechados, abrindo somente o tempo necessário para carga e descarga.
Funcionários: devem ter autorização do síndico, administração ou zelador para entrar com outra pessoa, assim como os empregados domésticos devem pedir autorização ao morador e este informar por escrito a permissão da entrada.
Portões: devem permanecer fechados e só serem abertos quando o funcionário da limpeza passar. Deve haver sempre um outro funcionário vigiando a operação do lado de dentro.
Eventos: devem ser agendados e é de responsabilidade do morador providenciar uma lista com os nomes dos convidados e deixar com a administração para que seja repassada ao agente que fará o controle.
Categorias
Publicidade
© 2020 Cade o Sindico Todos os direitos reservados.