Todos os Artigos

Ícone Mala

Arquitetura

Ícone Mala

Auditoria e compliance

Ícone Mala

Capacitação

Ícone Mala

Cidade

Ícone Mala

Condomínio

Ícone Mala

Contabilidade

Ícone Mala

Economia

Ícone Mala

Elevadores

Ícone Mala

Finanças

Ícone Mala

Gestão

Ícone Mala

Imobiliária

Ícone Mala

Legislação

Ícone Mala

Manutenção

Ícone Mala

Medição Individualizada

Ícone Mala

Meio Ambiente

Ícone Mala

Piscina

Ícone Mala

Polícia

Ícone Mala

Prevenção

Ícone Mala

Segurança

Ícone Mala

Seguro

Ícone Mala

Sustentabilidade

Ícone Mala

Tecnologia

Ícone Mala

Vida Saudável

Riscos em condomínios

Crédito:
Publicado: 17.04.2021
Compartilhe

Dicas de segurança para prevenir novas formas de invasão

Com a mudança na rotina e comportamento de morado­res de condomínios, os bandidos tiveram que buscar novas formas para aplicar golpes e invadir condomínios re­sidenciais ou comerciais. O que chama atenção no mo­men­­to é o aumento do acesso de pessoas desconheci­das, como entregadores e visitas de agentes de saúde. 

De acordo com Paulo Musa, especialista em segurança da ICTS Security, houve um aumento na rotatividade de prestadores de serviço e de atendimentos técnicos va­ri­ados. “Esta situação exige que os condomínios traba­lhem com procedimentos mais firmes de identificação e validação antes do acesso, porém usualmente isso pode ser quebrado pelo comportamento do morador, que não aceita seguir os protocolos ou aqueles que são enganados e acabam facilitando o acesso de marginais”, contou Paulo. 

“PARA SE PROTEGER DA SITUAÇÃO A PORTARIA NÃO DEVE SE DESVIAR

DO PROCEDIMENTO DE ROTINA PARA DEIXAR ENTRAR QUEM QUER QUE SEJA”

Paulo Musa
Especialista em segurança da ICTS Security

Diante desta situação, é necessário prestar atenção em situações consideradas críticas que estão sendo usadas para invasão de condomínios, e assim evitar prejuízos e violência. “Agente de saúde para covid-19, entregador de aplicativo, carro no portão da garagem, ligação falsa autorizando entrada, prestador de serviço concessioná­ria de telefonia ou energia, corretor de imóveis, serviços de mudanças, liberação de funcionários e prestadores de serviço acompanhados por estranhos, horários de lim­peza e retirada de lixo e festas e eventos. É importan­te ficar atento aos procedimentos definidos e reforçar o trei­namento da equipe”, alerta Paulo.  

A orientação é sempre solicitar a confirmação de vi­sitantes, pelo interfone ou telefone pessoal para fazer a identificação e só liberar a entrada em uma unidade vazia quando pre­viamente cadastradas no sistema. “Para se proteger da si­tu­ação a portaria não deve se desviar do procedimento de ro­­tina para deixar entrar quem quer que seja”, disse Paulo.

Outras dicas

Corretores: acesso liberado mediante autorização prévia por escrito do proprietário, identificando o no­me completo e RG dos corretores, além dos dados da imobiliária con­tratada.


Durante a mudança: portões devem ficar fechados, abrindo somente o tempo necessário para carga e descarga. 


Funcionários: devem ter autorização do síndico, ad­mi­nis­tração ou zelador para entrar com outra pessoa, assim como os empregados domésticos devem pedir autorização ao morador e este informar por escrito a permissão da entrada.


Portões: devem permanecer fechados e só serem abertos quando o funcionário da limpeza passar. De­ve haver sempre um outro funcionário vigiando a o­pe­ração do lado de dentro.


Eventos: devem ser agendados e é de responsabilidade do morador providenciar uma lista com os nomes dos convidados e deixar com a administração para que seja repassada ao agente que fará o controle.

 

Fonte: Site de Noticias 1

Curtiu? Compartilhe!
Compartilhe:

Publicidade

Mande-nos um Zap!

71 9 9169-1584

Curtiu nosso site ?

fb.com/cadeosindico

Siga a gente no Insta!

#cadeosindico

© 2020 Cade o Sindico Todos os direitos reservados.