Mais de 1,5 milhão no Fundo de Reserva e sem Auditoria Preventiva Mensal?
A auditoria preventiva mensal realizada recentemente em um condomínio de alto padrão identificou um cenário preocupante. Apesar da disponibilidade de um Fundo de Reserva de 1,5 milhão, foi constatada a ausência de uma estrutura de manutenção e segurança adequada.
As não conformidades mais encontradas foram:
Segurança Predial: pendências no Laudo Técnico dos Elevadores, ausência do Relatório de Inspeção Anual (RIA) e do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Integridade Estrutural: problemas em contenções, pendências no levantamento Planialtimétrico e na Estabilidade de Taludes, além de falhas nas fachadas e garagens.
Manutenção: ausência do Laudo de Inspeção Predial e do plano de manutenção, com pendências em testes hidrostáticos de mangueiras, pressurização de escadas e portas corta-fogo.
Gestão tributária e Trabalhista: ausência de relatórios da Receita Federal (eCAC), documentos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) incompletos e pendências em treinamentos, falhas no controle do passivo trabalhista.
A Auditoria Contábil Preventiva, pelo método do Grupo Lordêlo desenvolvido há 21 anos, vai além da análise contábil-financeira-orçamentária. Com um checklist abrangente, o objetivo é identificar e mitigar riscos que possam comprometer a segurança e a integridade do CNPJ do condomínio e do CPF do síndico.
Nem sempre toda as experiências são suficientes para que o condomínio tenha desenhado o que precisa ser feito para operar com segurança, e valorização do imóvel, evitando as responsabilizações das partes.
O caso em questão, reforça a necessidade de um planejamento estratégico. O condomínio, mesmo com recursos financeiros significativos, demonstrou falta de priorização e gestão de riscos. Imaginemos ao longo dos próximos meses se estes problemas não forem resolvidos as chances de incidentes, acidentes e de responsabilizações são altíssimas.
É imperativo que a gestão adote um plano de ação para tratar as não conformidades. Dessa forma, a auditoria apresenta uma rota diferente daquela direção muitas vezes automática que o condomínio e seus gestores estão seguindo, por isso cuidado, muito dinheiro guardado sem estratégia e uso de ferramentas de gestão, podem ensejar em situações irreversíveis em um futuro próximo.
Aproveito para agradecer a Antônio Castro e a revista Cadê o Síndico que completa 20 anos, e que sempre apoiou a Auditoria Preventiva Mensal, enxergando em 2012 que esse serviço seria crucial. O grupo, ao longo desses anos, continua sendo um veículo de comunicação de vanguarda e que sempre edifica o segmento condominial.
Publicidade
© 2020 Cade o Sindico Todos os direitos reservados.